Dezembro 2010

04/12/2010 21:02

É com alegria que venho compartilhar, as maravilhas de Deus neste lugar!
Estando dois meses em Bolívia não é difícil perceber, as diferenças culturais, econômicas e sociais.
Sabendo que, apesar do que muitos pensam Bolívia não é "terra de ninguém", não é um país onde os habitantes não se incomodam com a presença de estrangeiros, nem tampouco é um país onde a lei não vigora. Sua culinária se resume em  pollo(frango), arroz, plátano (banana da terra)e papas fritas ( batatas). Toda comida na Bolívia tem isso, às vezes muda a ordem mas a comida é a mesma.
Igual a maoria dos países, Bolívia tem suas desigualdades sociais. Por exemplo: Santa Cruz de La Sierra é a cidade mais desenvolvida da Bolívia no aspecto financeiro, no entanto não recebe ajuda do governo federal. E também não se considera Bolívia.
 Na Bolívia existe uma diferença de raças, onde eles não se misturam e se veem como inimigos.
Os bolivianos que vivem em Santa Cruz são chamados "Cambas" e todo o restante de Bolívia  são "Collas".
Os Cambas, são pessoas com o semblante mais leve, traços finos. Enquanto os Collas tem semblante mais pesado, aparência de índios.
Os Cambas se vestem normais enquanto os Collas seguem uma tradição diferente no modo de vestir, eles mesmo fazem a sua roupa. Todos os Collas se vestem iguais, todos penteiam  da mesma forma os cabelos, se consideram os verdadeiros bolivianos.
É bastante comum ver escrito em muros, em vias públicas as trocas de ofensas entre Cambas e Collas.
É muito bom conhecer tudo isso e fazer a diferença em meio a um povo, tão carente de Deus, onde não fazemos distinção entre Cambas e Collas, Pois o amor que Deus tem posto em nossos corações por este povo é independente de sua raça, cultura, posiçaõ social e diferença política.
Temos buscado ser bênçao para este povo, respeitando sua cultura, sua maneira de viver e com o nosso comportamneto temos alcançado vidas neste lugar, para a Glória de Deus.
Agradecemos a todos que colaboram conosco direta e indiretamente e saibam que não tem sido em vão este trabalho, você faz parte juntamente conosco de tudo que temos vivido neste lugar. Saiba que a nossa reconpensa vem do Senhor e ele retribuirá cem vezes mais, tudo que temos dedicado a fazer em favor destas vidas! Deus continue te abençoando hoje e sempre.
 
 
Missionários Marcos e Sílvia - Brasil - Bolívia até os confins da Terra.